sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Matar a un Hombre, 2014


"Matar a un Hombre" me despertou a curiosidade desde que soube da sua existência e sucesso em festivais. Ainda mais se tratando de uma produção do Chile. Unido a isso temos um filme com uma temática tensa, baseada em fatos reais, onde a vida e sua fragilidade se resumem no esperado ato de matar, do qual é muito "fácil" executar, porém, desencadeia uma série de reflexões morais.

E o filme peca exatamente por isso, por evitar a tensão e focalizar muito na contemplação daquele ser totalmente inseguro, que tem como motivação proteger a família, mesmo que sua figura se mostre extremamente debilitada, de alguma maneira. O personagem principal surge como um homem apático e submisso desde a primeira cena. Anda meio curvado e, de certa forma, se expõe as provocações dos maginais que o insultam.

Parece que ele não está se importando com nada quando se diz respeito a ele mesmo, só quando as provocações chegam a sua família que ele procura medidas, ou seja, vira o chefe de família, imagem geralmente associada ao homem, aquele que sabe o que faz, toma medidas pensadas para propagar sua imagem de líder. Algo muito bobo, pois realmente, aqui, aliado com a falta de ajuda da polícia, Jorge parece uma formiguinha no meio de uma tempestade de sentimentos, mesmo após portar a arma - cuja importância na narrativa é muito interessante, visto que se torna um instrumento para chegar até a coragem - ele não sabe muito bem o que fazer com o resultado de sua ira. 

O filme não deixa de ter uma proposta interessante, porém a mesma é perdida pela indefinição do roteiro, assim como a infinita indecisão do personagem principal, que não se torna em nenhum momento um thriller, o que seria fascinante. E se atêm em uma contemplação exagerada em cima de um personagem que, desde o início, soa patético. Não cria-se uma identificação com ele, parece que nada importa muito. E, convenhamos, mesmo com a pouca duração ( 1h22m ) "Matar um Homem" é entediante, o que não é um bom sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...