quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A Big Love Story, 2012


Pessoalmente falando, entendo muito pouco de academia pois o máximo que fiz algo foi um dia, não me agrada muito o ambiente de "amo meus músculos e minha bunda", fora isso, o esporte me agrada bastante, mesmo que não tenha tido ânimo e/ou tempo para praticar algum em específico. Passei muito tempo jogando futebol, inclusive isso me acompanhou em um momento de transição física, quando criança era bem gordo e, aos poucos, fui emagrecendo. Isso faz com que sempre tenha em mente que não sou uma pessoa necessariamente magra, daquelas que pode comer de tudo e ficar parado porque não engorda de jeito nenhum ( inveja disso ). Eu sei que isso aqui não é um blog de moda onde conversamos sobre peso, aparência ou unhas, mas tudo isso faz, sim, parte daquilo que sempre escrevo, principalmente no que diz respeito ao amor próprio.

Uma das histórias da mitologia grega que sempre me fascinou é a de Narciso, o amor a própria imagem me parece, dentre todas as histórias, a mais irreal. É mais fácil desvendar o enigma da esfinge do que se amar. Eu mesmo amo demais as pessoas e, por vezes, me amo pouco. E isso é terrível, é complicado acreditar que uma pessoa consegue estar bem consigo mesmo 100% do tempo, parece que precisamos comer que nem um louco para, só depois, nos sentirmos mal com isso. 

Dentre todos os aspectos da aparência, desde espinha ao cabelo, o que mais mexe conosco é realmente o peso. Que coisa chata esse negócio de comer e engordar, nunca fui um obeso, mas posso imaginar a dificuldade que é. Carregar dois de você mesmo não deve ser fácil mas, mesmo assim, é mais fácil que ser alvo de preconceitos de outrém. 

A Big Love Story

Correndo na veia uma "alma" que só os filmes independentes tem, mas nunca o tornando por completo, "A Big Love Story" conta a história de um rapaz Sam, um obeso, que decide mudar de vida, emagrecendo, sendo assim entra em uma academia e tem como "treinadora" uma linda e enigmática mulher, por quem ele acaba se apaixonando. 

No meio do filme mais ou menos, temos uma analogia com a Bela e a Fera que, por sinal, é um dos meus contos preferidos, justamente por acreditar que é possível existir uma paixão entre pessoas tão opostas. Basta existir um espaço para mostrar quem é, o que honestamente, hoje em dia, essa é a parte mais complicada. Brincando com essa situação desde o título - "uma grande história de amor", horroroso por sinal - teremos uma dose daqueles filmes leves, carinhosos e divertidos como os da sessão da tarde, por exemplo. 

Uma outra coisa interessante é que Sam foi, no período de faculdade, um jogador de futebol, algo que está sempre vindo a tona, como se fosse um espírito mesmo. Aliás, ele largou essa vida pois sua motivação se fora, no caso sua mãe, ficando muito mais evidente essa questão pois, no seu quarto, na parede bem acima da sua cama tem escrito a frase "você é um vencedor" de modo que possa ser interpretado que aquele representa o seu único elo com o passado e, além, da sua mãe. Como se sua motivação estivesse apenas no passado e o seu peso fosse reflexo disso. Aliás, se estudarmos um pouco psicologia, veremos que o peso está inteiramente ligado com o psicológico, por isso uma pessoa com depressão que é gordinha tende a engordar e a magra tende a emagrecer, se fosse o contrário, seria ótimo essa doença, todo mundo iria querer ficar com depressão para começar a emagrecer. Enfim, nossa cabeça é a única culpada pelas transformações do nosso corpo. No filme temos um pouco dessa reflexão, mesmo que não seja o objetivo principal.

O objetivo é, mesmo, a "grande história de amor" e é justamente essa sua maior falha. Seria bom se assumisse de vez essa máscara independente e fizesse do personagem principal um isolado passeando por essas questões pessoais, lidando com o passado de uma forma mais clara, faltou o personagem se mostrar mais inteligente. Desde a conquista até algumas atitudes dele me soa muito imaturo, criando então um personagem bem irritante em alguns momentos. 

No mais, eu tentava buscar na minha mente mais algum filme que tratasse sobre a obesidade de forma explícita, sem ser documentários, e não lembrei de nenhum. Então vale pela coragem do tema, não chega a ser um "Rocky Balboa" da perda de peso, porém não é nada sério. Mas para quem está precisando de motivação para começar a se mexer pode ser uma boa opção.

2 comentários:

  1. Tem algum site que você indica para assistir???
    Eu achei o filme em dois sites só que não está funcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então querida, procurei para você e não achei. Só o torrent mas a legenda tá difícil. Eu assisti pelo Netflix ;D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...