segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Solar Maldito ( House of Usher ) - 1960


Philip Winthrop viaja até a Casa dos Usher, uma desolada mansão circundada por um pântano, para se encontrar com a noiva Madeline Usher que conhecera em Boston. Madeline é irmã de Roderick que se opõe ao relacionamento dos dois, alegando que a família é possuidora de uma maldição sanguínea que leva todos os membros à loucura. Philip não se conforma e quer que Madeline vá embora com ele mas o amor dos dois está condenado.

Esse é um dos melhores filmes da dupla enigmática Roger Corman e Vicent Price. Os dois, juntos, fizeram várias adaptações dos livros do Edgar Allan Poe e, ao meu ver, todos são excelentes. Destaque especial para o "A Mansão do Terror".

Roger Corman é um Deus - ou seria diabo? - de muitos outros diretores famosos hoje em dia. Além do mais, ele lançou vários atores e diretores ao estrelato, dentre eles: Robert de Niro, Jack Nicholson,  Francis Ford Coppola, Jonathan Demme etc.

Produziu mais de 400 filmes ao longo da carreira, utilizando várias vezes o mesmo elenco, cenário, enfim, ele era um grande mão de vaca que sabia exatamente o que fazia com o seu dinheiro. 


O filme, baseado em um livro do Edgar Allan Poe, começa com o jovem Philip - interpretado pelo Mark Damon, no auge da sua beleza - chegando até a mansão dos Usher. Começamos então com o primeiro ponto positivo do longa: o cenário. A teatralidade, aliada com os detalhes da mansão, como objetos, por exemplo, reforçam o clima fúnebre que permeia o lar daquela família sinistra.

Philip é atendido pelo mordomo, cujo personagem não existe na obra literária, e este conta que Madeline está muito frágil - inclusive essa palavra vai se repetir ao longo - e o manda embora. Mas o rapaz, depois de insistir, acaba entrando. A mansão é típica de filmes de terror, enquanto o Philip caminha pela casa a trilha sonora vai subindo e cria-se, então, um clima tenso, o que é muito bom, pois essa eficiência continua até o final do filme. Nenhum momento se torna cansativo ou enrolado, tudo é muito bem distribuído nos 76 minutos do longa.


Na primeira aparição do Roderick Usher ( Vicent Price ), ele já deixa claro a sua fragilidade e da sua irmã também. Então o filme inteiro vai investigar essa questão do "que raios se passa com essa tal família condenada?". Levando-nos ao limite quando o mesmo Roderick, que possui a vida da irmã na palma da mão, solta a frase "Somos a praga do diabo".

O Solar Maldito é grande filme de terror/suspense, daqueles de dar orgulho. Muito bem realizado, atuações convincentes, prende a atenção até o final. Enfim, merece ser descoberto. Traz a obsessão do irmão para com a irmã ao limite, possibilitando-nos inúmeras interpretações sobre o que, de fato, acontecia naquela casa macabra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...