sábado, 28 de fevereiro de 2015

( Mangá ) Uzumaki

Essa é a primeira vez que escrevo sobre um mangá aqui no Cronologia do Acaso, o motivo é muito simples, eu não leio mangá. Lembro de ter assistido o filme "Uzumaki", ter gostado do lance da piração por causa de espirais e, depois, pesquisando sobre o filme, encontrei resenhas sobre o mangá. Foi então que surgiu a curiosidade de ler pois, como bem percebi, se trata de uma história infinitamente surreal e grotesca. 


Há uma diferença entre terror e horror, isso todos já sabem. O escritor, Junji Ito, mestre do terror, sabe mexer com o psicológico em explorar o estranhamento dos fatos. Tudo começa com o olhar de uma delicada menina chamada Kirie Goshima, ela vai, aos poucos, apresentando a pequena cidade que vive, o amigo/namorado Shuichi Saito, no mesmo tempo que vamos desvendando umas coisas bizarras que vêm acontecendo no lugar. Logo no primeiro capítulo, a caminho da escola, ela encontra o pai do seu namorado, ele está vidrado com um caracol na parede. Mais tarde ela vai descobrir que o tal senhor está colecionando tudo que seja em formato de espiral, pelo motivo do fascínio. Ele consegue, com isso, mexer seus olhos, desprendidos, enfim, o negócio fica denso pra caramba! Tudo por conta do bendito espiral. Quando a mãe de Shuichi joga fora a coleção do marido de espirais, o mesmo compra um recipiente e se contorce lá dentro, morrendo de uma forma grotesca, simplesmente quebrando todos os ossos do seu corpo para, então, se tornar um espiral. Quando cremado, a fumaça faz um grande espiral no céu, o que deixa a sua mulher com fobias de espirais.


Vale ressaltar que a história é um conjunto de capítulos e, apesar de existir uma sequência, vários deles se revela como uma história isolada, quase como o capítulo de uma série, revelando uma outra bizarrice provocada pelo espirais. Com desenhos, no mínimo, sufocantes. Não sei se é só comigo, mas o fato da cidade ser pequena, unindo com a bizarrice extrema, me causou um certo desconforto em muitos momentos, não é medo, mas um desconforto do tipo pesadelo. Parece que estava tendo um pesadelo, no qual a próxima página também era um grande vício. A história prende muito, parece que não tem fim as reviravoltas malucas que acontecem.


No segundo capítulo temos a história da mãe que, como eu disse, fica com fobia de espirais, portanto corta o próprio cabelo, corta as digitais dos dedos, fica transtornada mesmo, até que descobre que, dentro do ouvido, existe um negócio chamado cóclea, que é em formato de espiral, isso ela descobre pois o marido, morto, volta em aparições espirais e conta, ela então mete a tesoura dentro da orelha para arrancar a tal cóclea. É uma insanidade sem fim.



Que coisa, eu li o mangá em apenas um dia, devorando cada página, tenho certeza que hoje não dormirei muito bem, embarquei mesmo nessa atmosfera, destaco um capítulo que um menino chega atrasado na escola, em dia de chuva, todos ficam sacaneando com ele, chamando-o de lerdo, a cada dia que se passa ele continua chegando atrasado, até que cresce um calombo nas costas dele, aos poucos vamos percebendo que ele está virando um caracol! Mas que porra é essa, ele está virando um caracol gigante! Seres humanos, é incrível! O nível de bizarrice desse mangá é inacreditável, mistura tudo, aquele clima de história de zumbis, onde um grupo tem que correr de um lado para o outro, mesmo que saibam que não tem saída, tem os recorrentes exageros do terror japonês, aqui temos um capítulo sobre cabelos, sempre nas histórias japonesas tem algo com cabelo, já perceberam?

Como disse, não sou um grande conhecedor de mangá, mas certamente indico essa história, infinitamente melhor que o filme, mesmo que na época tenha achado legalzinho. 


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...