sábado, 30 de agosto de 2014

#07 - Assisti na Semana

Subconscious Cruelty, 1999


Filme blasfemo, surreal e atmosférico, uma viagem aos abismos da mente e a capacidade de crueldade de todo ser humano. Imagens dilacerantes, chocantes de evocações malignas, assassinatos de bebês, sacrifícios cristãos, órgãos devorados, perversão sexual explícita, tudo saído direto da mente de um canadense insano (o diretor Karim Hussain), que fez um dos longas mais bizarros e polêmicos de todos os tempos.


Então, eu estou muito acostumado com filmes ultra polêmicos e o diabo. Já assisti coisa que, se eu contasse para algumas pessoas, elas duvidariam da minha sanidade. Mas uma lição boa que pude tirar do choque é que, por trás dele, sempre existirá um diretor ( louco, pervertido, maniaco, artista etc ) que quer contar a sua história. Dane-se os religiosos e conservadores, existe milhões de pessoas para assistir o mesmo, então eu aplaudo aqueles que se atrevem pensar. Independente do quão agressivo seja a obra escolhida. "Subconscious Cruelty" não existe em troca de nada, é claro que não é uma obra máxima, comparado a Godard, aliás, foda-se Godard. Ele tem um propósito, uma ideia que é moldada e, depois, se apresenta ao espectador do jeito que é, que existe no nosso dia a dia. A realidade não é uma coisa bonita, pelo menos na sua maioria. Esperei assistir uma obra vazia e me deparei com reflexões belíssimas, agradeço mais uma vez ao cinema extremo.

Nota: 4/5
Questão de Tempo, 2013


Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.

Há! Difícil não gostar de um filme que tem a Rachel McAdams. Não por ser a mulher mais linda do mundo, tampouco por ser das melhores atrizes, mas ela tem olhos e sorriso perfeito. Do tipo que, aos poucos, somos levados a acreditar que está apaixonada pelos atores da qual contracena. Talvez seja paixão por atuar, quem sabe. Independente, "About Time" é um bom passatempo, do tipo que faz bem ao coração. Leve e divertido quando tem que ser, emocionante nos momentos certos e, como é de se esperar, trás consigo uma mensagem otimista sobre a rotina. E, convenhamos, todos nós precisamos delas, uma vez ou outra.

Nota: 4/5

Dirkie - Perdidos No Deserto, 1969


Um filme sobre a sobrevivência de um pequeno menino no deserto do Kalahari, após a queda da aeronave.

Jamie Uys, diretor desse tesouro perdido, fez um documentário chamado "Os Animais Também são Seres Humanos". Inclusive foi o ganhador do Globo de Ouro do ano de 1975. Uma informação relevante, ao meu ver, visto que em "Dirkie" o cachorrinho é muito ser humano. Digo isso pela sua força mesmo, destro da narrativa. O garoto não está sozinho em nenhum momento, digo mais, luta mais para salvar o cachorrinho do que a própria vida. Se revelando um verdadeiro herói. Outro ponto interessante é os milhões de bilhetes que o pai joga pelo deserto, desejando colocar dicas de sobrevivência, como encontrar água, comida etc ele ouve o seguinte "coloque que você o ama e que logo irá encontrá-lo". É muito gratificante assistir um filme que não é o mais sério possível, aliás, tem um clima bem gostoso e, ainda assim, consegue ser muito sério na mensagem. O filme fala sobre sobrevivência, aquela que vem do coração. Há muitos casos de pessoas perdidas em selvas e desertos, mas eu apostaria que todos aqueles que viveram para contar as suas histórias só o fizeram porque amam e se sentem amados. Encontraram forças para tentar começar novamente. Guia nenhum do mundo te mostra como sobreviver, esse saber vem da sua esperança.

Nota: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...