sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Show de Truman



- Nada foi real?
- Você era real. Por isso as pessoas gostam de assisti-lo.

Ganhador de 3 globos de ouros: melhor ator: Jim Carrey, melhor ator coadjuvante: Ed Harris e melhor trilha sonora original. Além de ter sido indicado a melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro.
O Show de Truman conta a história de Truman Burbank, um bebê que foi adotado por uma corporação. O Motivo? O garoto é a peça principal de um novo Reality Show do qual um homem ( no caso Truman ) é monitorado 24 horas por dia. O Reality vira um sucesso incontrolável e Truman é amado por todos porém, leva uma vida rodeada de mentiras.
O diretor Peter Weir dirigiu grandes filmes como Sociedade dos Poetas Mortos e A Testemunha. Em O Show de Truman ele chega ao seu ápice, conseguindo unir o divertimento, simbolismo e crítica de uma forma perfeita, devido, principalmente, ao carisma de um excepcional Jim Carrey e o enigmático Ed Harris.

Ao longo do filme é discutido a importância da existência de Truman ( leia-se “ser-humano” ), um homem que trás a diversão e inspiração para o mundo mas no seu interior nunca foi completo pois, faltava verdades, um objetivo, vemos isso em uma cena maravilhosa entre Truman e seu amigo ( Noah Emmerich ) no qual o nosso herói, exuberante, cita a sua vontade de ir além, para as ilhas Fiji. Cena essa que eu tenho um carinho enorme e acredito que seja a mais importante de todos os 103 minutos de filme.
Hoje em dia os Reality Shows se tornaram baixos e sem propósitos significativos, mas seu objetivo sempre foi nos mostrar vidas, pessoas e seu dia-a-dia, nos identificamos com os desentendimentos, choros, angústias e felicidade pois, de fato, possuímos o nosso próprio programa de tv, aquele que os expectadores é a nossa família, amores e amigos. Não vejo O Show de Truman como uma crítica aos Realitys apenas, ele utiliza, de uma forma brilhante, um formato popular e identificável, para fazer uma ligação entre cinema, vida e aceitação.
Um roteiro simplesmente perfeito de Andrew Niccol que se dedica em nos mostrar o desespero/ânsia por liberdade, ousadia e superação. Fazendo com que Truman seja um herói, tanto dos espectadores do Reality Show como os que assistem a esse, que eu considero um dos melhores filmes da década de 90.

“Aceitamos a realidade do mundo no qual estamos presentes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...