segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mil e uma filosofias




Eu sempre achei que filosofia de vida fosse o mesmo que ideologia, acreditava que ter uma filosofia para viver já era uma ideia adotada que nós criamos para atender nossas necessidades e frustrações intelectuais, fui atrás de saber disso e pesquisando descobri que estava completamente enganado. Realmente filosofia de vida é uma realidade que adotamos para viver, ideologia vem a ser um ideal, conjunto de ideias de um grupo, uma visão social e até política. Ela pode ser comunista, fascista, republicana, democrática e por aí vai. Mas não vou discutir sobre isso no momento.


Desse conjunto me veio a conclusão que apesar de vivermos uma ideologia, cada um tem sua própria filosofia, com certeza já ouvimos conselhos de como devemos levar nossas vidas e o que é melhor para nós, conforme vamos envelhecendo vamos recebendo esses conselhos e percebemos que nem todos são compatíveis com nossa realidade. Enquanto a idade vem a maturidade vem junto, às vezes mais cedo para alguns e às vezes mais tarde para outros. Algumas pessoas que sofreram tendem a adquirir mais cedo essa maturidade e a superar mais rápidos alguns obstáculos, mas também tendem a ser um pouco arrogantes e precipitadas em suas atitudes por acharem que já possuem conhecimento vasto da vida e com isso todas as suas atitudes são justificadas, sem ao menos analisar as consequências delas. Enquanto vamos amadurecendo, chegamos em um ponto em que acreditamos que não há mais nada que possamos aprender da vida até que o inexorável destino chega e dá um tapa de realidade na nossa cara. Tem coisas que aprendemos inconscientemente, mas também tem as vezes que tomamos a plena  consciência que acabamos de aprender algo, eu, por exemplo, aprendi a pouco tempo que não vale a pena discutir e perder seu tempo ao brigar se pelo o que está brigando vale realmente alguma coisa no final mesmo que você “ganhe”. Essa filosofia é válida para mim, não quer dizer que seja boa para você, precisa avaliar bem muita coisa antes de tomar filosofias para si além de criar as suas.

Toda essa discussão sobre maturidade é para chegar ao ponto de dizer que com ela que aprendemos a criar nossa própria filosofia de vida, aquilo que nos abrange, que nos é compatível, aquilo que é verdadeiro para nós, com base no que o outros dizem, com base no que você aprende da vida, preencher sua filosofia com coisas novas e com pedaços de mil e uma outras filosofias, mas é claro, essa filosofia de vida pode não ser útil para você por que somente você sabe a melhor filosofia para viver.

Texto de Sandro Macena



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...