“Um ponto de vista é
a vista de um ponto”
Eu me considero uma pessoa sonhadora. Mas teimo em destacar
que existem as pessoas sonhadoras e aquelas que se iludem. São duas coisas
completamente diferentes e que, muitas vezes, não sabemos diferenciar. Sonhador
é aquele que sonha alto com os pés no chão, ilusivo é aquele que está tão
concentrado em revolver, que acaba se perdendo. Aliás, essa não é uma definição
direta. Mas o que é a definição?
A definição é inerente ao ser humano. Buscamos sempre definir as coisas, para simplificar uma ideia ou desejo. Se eu perguntar para alguém: O que é respeito? A primeira coisa que vem à cabeça é uma forma de simplificar a resposta, ou seja, “respeito é respeitar alguém”. O que quero dizer é que imediatamente pensamos em uma coisa bem óbvia, isso porque não sabemos o que é respeito. Mas como não?
Significado e/ou definições é construído com a ajuda do tempo, das experiencias. A família ajuda a compreensão de algumas coisas, mas realmente vamos aprender quando sentirmos, ou melhor, com um contexto. Uma criança de 3 anos não sabe o que é injustiça, até ver o contexto da palavra. Por exemplo:
Joãozinho está assistindo televisão, está passando o seu desenho favorito. O personagem principal estava passando na rua e, de repente, passa dois bandidos e colocam um colar roubado em seu bolso. Por algum motivo um policial descobre o colar no bolso do personagem e o leva a cadeia. Chegando lá, ele fala: Isso é uma injustiça!
Então a mágica acontece! A criança não entendia o que era
injustiça, muito menos passou a entender, mas ela conhece o seu contexto e irá,
com o tempo, sentir isso na sua própria vida. Então agora pergunto à você (
Sim, você mesmo ) o que é raiva, amizade, felicidade, sentimento, ódio, tristeza, destino e amor?
Se você for humilde - levando em conta que humilde é aquele
que sabe que nada sabe – você responderá que não sabe. O que, na verdade, seria
uma grande mentira. Você sabe, porque você sente. Sentir as coisas independe do
seu intelecto, poder ou formação. Sentir, que vem do latim “sentire” quer dizer ( vamos ao
dicionário): ”receber impressão por
qualquer dos sentidos”. Para ser sincero, abri o dicionário para interpretar –
ou definir – essa palavra e não gostei nem um pouco. Então, para mim, sentir é
ter sensibilidade. O que é sensibilidade?
– Procurei novamente no dicionário e encontrei o seguinte: “Capacidade de
sentir”- Não gostei também. Para mim, sensibilidade é se despir de preconceitos
e aceitar, simplesmente aceitar.
Temos que aceitar porque de nada adianta querer mudar. Você
quer sonhar ou se iludir? Não venha me dizer que sou
pessimista, sou realista. A mudança acontece, primeiro, em você. Mude, respeite,
sinta, veja e, acima de tudo, compartilhe. Quem sabe assim você não possa
passar a fazer definições em parceria com o mundo?
Tem um ditado chinês que diz o seguinte: “Quando dois homens
vêm andando na estrada, cada um carregando um pão, e trocam os pães quando se
encontram, cada um vai embora com um pão. Mas, quando dois homens vêm andando
na estrada, cada um com uma ideia, e ao se cruzarem trocam as ideias, cada um
vai embora com duas ideias.”
Espero que não tenha entediado ninguém com o meu devaneio.
Ora bolas, o que raios é devaneio? Não, não se assustem. Vou parar por aqui.
Até a próxima e, se sentirem necessidade de completar ou corrigir algo, fiquem
à vontade!
"Definições" de Adriana Falcão, interpretado pelo glorioso ator Juca de Oliveira
Eu acredito que o ser humano tem que significar tudo o que existe inclusive sentimentos mas eu acho que justiça ou injustiça está mais ligada no centido de certo ou errado "bom ou mal in e yang"
ResponderExcluirTalvez fosse melhor deixar de procurar por uma definição e tentar descobrir definições para aquilo que você tenta descobrir. Em tempos de google em que basta digitar uma palavra e encontrar sua definição, sinto falta das longas discussões para definir quem está certo, ou melhor, quem consegue convencer os outros. São tantas ideias reproduzidas, mas poucas compartilhadas.
ResponderExcluirOlha, você me fez pensar. É verdade, a internet é a prova viva de que, cada vez mais, dependemos de rápida respostas sobre as coisas, rápidas definições. E onde há o espaço para o contato? Parece que, aos poucos, fomos aderindo a curiosidade de crianças em perguntar o significado e não questionar o mesmo. Aliás, até as crianças fazem isso...
ExcluirO ponto de vista depende da experiência, conhecimento e necessidade da cada pessoa. E a maior prova desse conceito é que encontramos diferentes tipos de pessoas em nossas vidas e nos deparamos conm suas diferenças. Podemos encontrar pessoas maduras demais para sua idade tanto quanto imaturas demais com a mesma idade, aqui nos deparamos com o nível de conhecimento de cada um e os pontos de vistas mudam. O importante não é entender o ponto de vista de todos, mas compreender, saber que eles existem e respeitar.
ResponderExcluirFica uma frase de um gênio para acrescentar as suas palavras:
ExcluirCada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.
Charles Chaplin
Absolutamente, não me senti entediada com o seu texto; ao contrário gostei muito. Achei-o profundo, sutil, sucinto e verdadeiro! Ouvi (também) o vídeo narrado pelo célebre Juca Chaves, acerca dos 'pensamentos' da não menos importante, Adriana Falcão.
ResponderExcluirEu li, vi e ouvi muita coisa bonita por aqui e aproveito o ensejo para mencionar uma citação, que define mais ou menos os questionamentos constantes que invadem a nossa mente, no dia-a-dia. "Concedei-nos Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, a coragem para modificar aquelas que podemos, e, principalmente, a sabedoria de sabermos distinguir umas das outras - Reinhold Niebuhr".
Emerson, esse pensamento do Charles Chaplin --> "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós", traduz exatamente o que penso sobre você, isto é, nada acontece por acaso e eu tenho um orgulho imenso de tê-lo como amigo (mesmo que virtual). Você transmite sensibilidade, carisma, inteligência, cultura e humildade. Obrigada por ser assim.., simples e profundo!
Grande abraço amigo querido!
Muito obrigado pelo carinho, mesmo.
ExcluirAdorei de um modo criativo e descontraído você simplificou um texto sem deixar de abordar o conteúdo que esse tema oferece.Parabéns escreva outros mais você tem talento .
ResponderExcluirExistem N técnicas de persuasão que fazem, até o mais seguro de si, titubear diante de argumentos bem construídos, sejam eles verdadeiros ou não. Aquilo que pra você é fato hoje, amanhã já pode ser uma bobagem. O amor infinito jurado numa noite de lua cheia, pela manhã pode ruir. Acho que devemos nos importar com o que aquilo(gesto, palavra, sentimento mesmo) nos representa no presente. O presente é que importa. Depois, acho que ficam só as impressões e a aproximação, mas nunca a plenitude do momento vivido. Viajei? rs
ResponderExcluir