domingo, 7 de abril de 2013

No et Moi ( No e Eu )


Lou é uma menina “superdotada” e solitária de treze anos que, por meio de uma entrevista para um trabalho de escola, conhece No, uma jovem moradora de rua. Cria-se, aos poucos, uma forte amizade entre as duas e juntas buscarão uma forma de lidar com a solidão.

O primeiro ponto forte do filme francês dirigido e estrelado pela ótima Zabou Breitman é não se preocupar em ficar mostrando o quão a pequena e adorável Lou é uma menina triste e inteligente. Não precisa de palavras! Por isso temos, ao longo, muitas cenas que representam a confusão/personalidade da garota. Como a brincadeira dela de andar em linha na calçada ou os devaneios no ônibus com a cabeça encostada na janela. 


Como extensão do primeiro ponto, temos um casamento perfeito entre a proposta e performance da atriz principal. Nina Rodriguez com seu rostinho delicado constrói uma personagem que é o oposto da sua nova amiga, Nora ( “No” como gosta de ser chamada ).

Fica evidente a evolução das duas meninas. No, por exemplo, é instável, melancólica e rebelde, mas, pouco a pouco, vai aderindo a prudência da amiga – Isso se comprova, inclusive, mais ou menos na metade do filme, quando as duas brincam de andar em linha juntas.


O filme fala sobre solidão, e a maneira que a trama amadurece é impressionante. Nada se resolve, tudo se resolve. Aliás, as duas tiram uma da outra exatamente aquilo que precisam e, nesse pensamento, é muito importante o papel da mãe na história. Visto que ela sim é eterna e estará sempre lá, acompanhando o processo de uma pré-adolescente que, como todas, só quer crescer. 

12 comentários:

  1. Acabei de assistir..muito lindo o filme, só não gostei muito do final com a No indo embora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Mas acho que a No representa uma passagem. Ou seja, depois de concluída essa etapa, ela foi e deixou o necessário para a Lou continuar.

      Excluir
  2. Voce por um acaso sabe a trilha sonora desse filme. Eu gostei muito, mas não conheço nenhuma música.

    Att,

    Helene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço essa: "Hush Hush" Anna Chalon

      Excluir
    2. Obrigada, salvei na minha play list, mas não é essa a música. Caramba, como pode uma música ficar na cabeça assim, só de ouvir a hush hush, lembrei da melodia e tá martelando na cachola. De qualquer modo, muito obrigada pela gentileza de me responder.

      abs

      Excluir
    3. Emerson, a música é a que toca aos 53 segundos desse trailer no youtube, se voce conseguir o nome do cantor voce me avisa por esse e-mail: helenecamille@ig.com.br?

      http://www.youtube.com/watch?v=y054-pYdjTo

      Excluir
    4. Desculpa pela demora. Essa musica que estava procurando é até famosa. Vou te mandar um link pelo Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=QNApjQ28YEg

      Excluir
    5. Que desculpa nada Emerson, estou é felicíssima. Já ouvi a música umas 20 vezes, depois que peguei o link no e-mail. Meu filho já está de saco cheio rsrsr. Obrigada, obrigada (igual pinto no lixo rsrs).

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. da hora o filme , nina com o tempo vai ser uma grande atriz como já vem mostrando..enfim, sem esquecer q vai ficar mt gatuxa ^^;

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se há algum link pra baixar a legenda em português ou assistir o filme online com legenda em português? tudo que eu baixo sobre o filme é sempre em holandês. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...